sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Plano de Aula - Handebol


PLANO DE AULA - PIBID 07/2019

ESCOLA: E.M.E.F. CASTRO ALVES
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA SUPERVISORA: LUCIANA RODRIGUES
BOLSISTA DO PIBID: JÉSSICA PAGANI
TURMAS: 91 e 71 (quinta-feira) e 82 e 72 (sexta-feira)
DIAS: 19/7 e 8/8

UNIDADE TEMÁTICA:  HANDEBOL
OBJETIVOS: 
  1. Identificar limiares aeróbios;
  2. Verificar frequência cardíaca através da identificação dos pontos de aferição;
  3. Atingir limiar aeróbio durante o aquecimento;
  4. Praticar os fundamentos técnicos de handebol.
CONTEÚDOS: 
  1. Limiares aeróbios;
  2. Frequência cardíaca;
  3. Limiar aeróbio no aquecimento;
  4. Empunhadura, Passe acima do ombro, Recepção, Arremesso com apoio, Drible Alto e Drible Baixo.
PROCEDIMENTOS:
  1. Exposição verbal das atividades práticas e zona aeróbia. Exemplificação dos pontos de aferição da frequência cardíaca (artéria Carótida e Radial) e seus respectivos limiares (tempo 15’);   
  2. Práticas corporais voltadas à ginástica de condicionamento físico como aquecimento. Um circuito de 3 exercícios com tempo total de 3’. O aluno deve ficar 1’ em cada estação do circuito, sendo elas:
I) Polichinelo; II) Skipping e III) Corrida lateral. Antes do início da aula e a cada 3’ parar e verificar frequência cardíaca através dos pontos de aferição (artéria Carótida e Radial), cada aluno individualmente. Fazer 2x todo o processo (tempo 8’);

Exposição verbal

Práticas corporais voltadas à ginástica de condicionamento físico como aquecimento

Verificação da frequência cardíaca através dos pontos de aferição (artéria Carótida e Radial)



3. Prática do handebol – Disputa (em duplas) pela Empunhadura da bola ao sinal, com Arremesso com apoio e Dribles (tempo 15’)
Os primeiros alunos das respectivas colunas devem disputar a chegada na bola, que estará em cima do cone, ao escutar o comando (apito). o aluno que conseguir pegar a bola de handebol, deverá arremessá-la enquanto o outro aluno deverá interceptá-la sem invadir a área. 

4.  Prática do handebolPasse acima do ombro, Recepção, Arremesso com apoio, Drible Alto e Baixo em duplas (tempo 15’).

Formar 4 colunas (A, B, C e D) de alunos. Os primeiros alunos das colunas das extremidades (A e D) devem lançar a bola de handebol entre si até a chegada na linha da área, ponto onde devem arremessá-la para a goleira, enquanto os primeiros alunos das colunas do meio (B e C) devem interceptá-la. Após esta execução, para dar sequência ao esquema, deve-se correr, contornando as linhas da quadra, em direção à coluna paralela ao lado da sua anterior
RECURSOS E MATERIAIS UTILIZADOS: 2 bolas de Handebol e 6 cones.
ESPAÇO FÍSICO UTILIZADO: sala de aula e quadra da escola.
DURAÇÃO: 55’
AVALIAÇÃO (durante e ao final da aula):
Observação com correção simultânea dos pontos de aferição da frequência cardíaca, Empunhadura, Passe acima do ombro, Recepção, Arremesso com apoio, Drible Alto e Drible Baixo; Autoavaliação com conversas informais sobre o conhecimento obtido dos limiares aeróbios e fundamentos técnicos do handebol, durante a aula.































Nenhum comentário:

Postar um comentário