sábado, 28 de setembro de 2019

Proposta de oficina - Limiares aeróbios


PLANO DE AULA - PIBID 07/2019

ESCOLA: E.M.E.F. CASTRO ALVES
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA SUPERVISORA: LUCIANA RODRIGUES
BOLSISTA DO PIBID: JÉSSICA PAGANI
TURMAS: 91 e 71 (quinta-feira) e 82 e 72 (sexta-feira)
DIAS: 19/7 e 8/8

UNIDADE TEMÁTICA: Ginástica - Condicionamento físico

OBJETIVOS: 
  1. Identificar limiares aeróbios;
  2. Verificar frequência cardíaca através da identificação dos pontos de aferição;
  3. Atingir limiar aeróbio durante o aquecimento.
CONTEÚDOS: 
  1. Limiares aeróbios;
  2. Frequência cardíaca;
  3. Limiar aeróbio no aquecimento.
PROCEDIMENTOS:
  1. Exposição verbal das atividades práticas e zona aeróbia. Exemplificação dos pontos de aferição da frequência cardíaca (artéria Carótida e Radial) e seus respectivos limiares (tempo 15’);
  2. Práticas corporais voltadas à ginástica de condicionamento físico como aquecimento. Um circuito de 3 exercícios com tempo total de 3’. O aluno deve ficar 1’ em cada estação do circuito, sendo elas:
I) Polichinelo; II) Skipping e III) Corrida lateral. Antes do início da aula e a cada 3’ parar e verificar frequência cardíaca através dos pontos de aferição (artéria Carótida e Radial), cada aluno individualmente. Fazer 2x todo o processo (tempo 8’).

RECURSOS E MATERIAIS UTILIZADOS:  6 cones, relógio.
ESPAÇO FÍSICO UTILIZADO: sala de aula e quadra da escola.
DURAÇÃO: 45'

AVALIAÇÃO (durante e ao final da aula):
Observação com correção simultânea dos pontos de aferição da frequência cardíaca. Autoavaliação com conversas informais sobre o conhecimento obtido dos limiares aeróbios durante a aula.


Exposição verbal


Exposição verbal
Práticas corporais

Verificação da frequência cardíaca - aferição











































Nenhum comentário:

Postar um comentário