sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Caravana do Conhecimento


    No dia 21 de outubro foi realizada a Caravana do Conhecimento na escola Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Xavier Kunst, do bairro Canudos, em Novo Hamburgo.  Este projeto teve a iniciativa desenvolvida pela Unisinos em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria Municipal de Educação. O projeto também teve a participação interdisciplinar do PIBID da Educação física. Participaram das oficinas alunos do ensino fundamental, séries finais da escola e dezessete acadêmicos da universidade.
   Nas oficinas de matemática, foram desenvolvidos diferentes assuntos. Todas as atividades tiveram o objetivo de fazer o estudante pensar e encontrar resultados de formas alternativas. Entre as temáticas desenvolvidas pelos bolsistas da Unisinos estavam o Cubo Mágico; Análise de Notícias de jornais; Desafios matemáticos; Criação de mosaicos, entre outras.  

    O PIBID da Educação Física realizou na sua oficina a brincadeira de pular elástico. A pibidiana que aplicou esta oficina foi Simone (bolsista da escola 25 de Julho).  A partir desta brincadeira, foi possível trabalhar as formas geométricas com elástico. Simone mostrava a forma geométrica desenhada em uma folha A4 e os alunos tinham que identificar que forma geométrica era essa e fazê-la em plano baixo (do joelho pra baixo) e plano alto (até a cintura), desenvolvendo assim sua capacidade corporal, espacial, análise das figuras. Deveriam também identificar se poderiam fazer sozinho, ou em grupo, se com um ou mais elásticos. Após, Simone colocou uma música onde os alunos teriam que dançar ou se mover no ritmo sem desfazer a forma.  

Banner do evento. 


Oficina de elástico. 










Alunas formando um losango na brincadeira de elástico.







Jogo de lógica.




Oficinas da Caravana do Conhecimento na quadra da escola. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário