quarta-feira, 25 de março de 2015

Oficina de aplicação dos Testes do PROESP


Nesta terça-feira, dia 24 de março foi realizada no campus São Leopoldo da Unisinos, uma oficina para orientar os bolsistas e professores do Pibid Educação Física na aplicação dos Testes do PROESP. A oficina foi ministrada pelo Professor Leandro Oliveira que possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é fisiologista - Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia Aplicada ao Futebol, Escolares, Avaliação física, Cineantropometria. 

Participaram da oficina coordenadores, supervisores e alguns bolsistas representando suas escolas. Foram abordadas as características básicas de cada teste e sua aplicação. 

Bateria de Testes do PROESP (principais observações):  



*Teste de flexibilidade (com banco de Wells ou sem o banco): 
-Os alunos devem estar descalços e pernas estendidas; 
-Não pode utilizar movimentos de balanços (insistências). 

*Teste de força-resistência abdominal: 
-O aluno deve fazer o maior número de abdominais em 1 minuto; 
-Deve-se fazer em duplas; 
-Penas flexionadas no ângulo de 90°; 
-Com os braços cruzados sobre o tórax;  
-Segurar nas panturrilhas para que o colega que estará fazendo o exercício não escorregar; 
-Os cotovelos deverão encostar nos joelhos ou na coxa, caso contrário não será validada a contagem; 
- Deitar até encostar as escápulas no colchonete. 

*Teste de força explosiva de membros inferiores; 
-O aluno deve ficar atrás da linha, com os pés paralelos, joelhos semi-flexionados, pode usar os braços para pegar impulso; 
-O aluno deverá saltar a maior distância possível; 
-Deve-se pular e manter o equilíbrio; 
-Deve-se medir a partir do calcanhar que esteja mais atrás; 
-O aluno deve saltar ao lado da fita e não em cima. Usa-se uma régua para a marcação. 

*Teste de força explosiva de membros superiores (arremesso do medicineball): 
-O aluno senta-se com os joelhos estendidos, as pernas unidas e as costas completamente apoiadas a parede; 
-Fazer o arremesso de peito, como o passe de peito do basquete, formando um angulo de 45°; 
-A distância do arremesso será registrada a partir do ponto zero até o local em que a bola tocar ao solo pela primeira vez. 

*Teste de agilidade: 
-Quadrado de 4 metros; 
-Utilizar cones para marcar o percurso; 
-O aluno deverá tocar com uma das mãos cada um dos cones que demarcam o percurso (menos o ultimo, o aluno deverá passar reto); 

*Teste de velocidade de deslocamento (corrida de 20m); 
-O professor deve marcar 22 metros, para evitar a desaceleração do aluno antes de cruzar a linha de 20 metros; 
-O professor deve para o cronômetro quando o aluno passar da linha de 20 metros; 
-O aluno deve deslocar-se o mais rápido possível em direção a linha de chegada. 

*Teste de capacidade Cardiorrespiratória (6 ou 9 minutos). 
-Medir o espaço utilizado; 
-O ideal é realizar a prova em quadras de vôlei, basquete, futsal, pois facilita a marcação. 

Três lições a serem observadas na escola: 
*Uso do Livro Lições do Rio Grande como referencial para as práticas, pois este lhe dará formas de como trabalhar as capacidades físicas nas aulas; 
*Descrever como estão sendo realizados os testes nas escolas, e se tem alunos com problemas físicos ou médicos; 
*Tema de casa: procurar desenvolver formas com que os alunos possam aprimorar as suas capacidades físicas fora da escola. 



Participantes da oficina. 

Professor Leandro exemplificando o Teste de força explosiva de membros inferiores. 


Professor Leandro e professor Ednaldo exemplificando o teste de força-resistência abdominal.








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