domingo, 14 de dezembro de 2014

Finalizando com Sucesso!

Iniciado em junho deste ano, e desenvolvido durante os meses de agosto, setembro e outubro, chega ao fim o projeto "PROESP Movimentado as aulas de Educação Física" desenvolvido na EMEF João Goulart. Participaram do projeto quatro turmas, sendo duas turmas de 6º ano, uma de 7º ano e uma de 8º ano.

Teste de força abdominal
Teste de velocidade
   No último mês de novembro, foi realizada a segunda bateria de testes para o comparativo de resultados dos alunos das turmas em que se aplicou as atividades do projeto. Os alunos repetiram os 7 testes e a maioria demonstrou uma grande evolução tanto no desempenho quanto na postura de execução das atividades.
Teste de agilidade
Teste de flexibilidade
   No decorrer do projeto, foram aplicadas atividades que buscaram aprimorar todas as capacidades avaliadas pelo PROESP. Dessa forma pudemos desenvolver com os alunos a concientização para a responsabilidade com a sua saúde e a importância da atividade física na manutenção da mesma e para uma melhor qualidade de vida.



 Ao final, os alunos receberam seus resultados e suas classificações em forma de avaliação. Esta foi composta pelo quadro de resultados das duas baterias de testes e suas respectivas classificações, um parecer descritivo elaborado pelos pibidianos que acompanharam cada turma juntamente com a supervisora Karen e ainda um gráfico ilustrando a evolução do aluno.

Exemplo de avaliação entregue aos alunos

Aluno recebendo sua avaliação

Alunos consultando o banner
O projeto foi concluído com a elaboração de um banner que apresentou os alunos destaques do projeto. Foram definidos diversos requisitos para a seleção dos alunos, para que todos tivessem a oportunidade de aparecer no banner. Dentre os pontos destacados tivemos: Participação, Comportamento, Empenho,  Progressão (evolução em diferentes testes) e Regularidade de resultados (alunos que manteram suas marcas muito boas em ambas baterias). O banner foi apresentado na Mostra Pedagógica da João Goulart e ficou exposto por uma semana, nesse período alunos e professores puderam visualizar a conclusão de todo o trabalho que o grupo Pibid da Educação Física realizou nas aulas.

O projeto teve neste ano sua primeira abordagem na escola. O grupo do Pibid já estuda a aplicação para o próximo ano, com novas idéias e muitas expectativas, por isso podemos dizer: EM 2015 TEM MAIS!




Depoimento:

"Penso que o projeto "PROESP Movimentando as aulas de Educação Física" trouxe aos alunos, além da evolução do desempenho físico para a saúde e para o esporte, uma maior consciência corporal, uma consciência para a responsabilidade de cada um com sua saúde e a possibilidade de manter e buscar uma melhor qualidade de vida, através de atitudes simples como os hábitos saudáveis. Percebi ainda, que a realidade dos alunos influencia até mesmo na participação dos mesmos nas atividades, pois ouvimos muitas vezes as crianças não acreditando nas suas capacidades e quase desistindo antes de tentar, logo ao perceber que dentre os parâmetros avaliados eram capazes de alcançar marcas muito boas foi gratificante ver a tentativa deles em buscar o melhor que conseguiam. Por fim, creio que de todo o trabalho, nosso maior desafio foi motivar esses alunos e fazer com que percebessem que podiam muito mais do que imaginavam."

 Pibidiana Sheine Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário