PLANO
DE AULA - PIBID 07/2019
ESCOLA:
E.M.E.F.
CASTRO ALVES
DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO
FÍSICA
PROFESSORA
SUPERVISORA: LUCIANA
RODRIGUES
BOLSISTA
DO PIBID: JÉSSICA
PAGANI
TURMAS:
91
e 71 (quinta-feira) e 82 e 72 (sexta-feira)
DIAS:
19/7
e 8/8
UNIDADE
TEMÁTICA:
HANDEBOL
OBJETIVOS:
-
Identificar limiares aeróbios;
-
Atingir limiar aeróbio durante o aquecimento;
-
Praticar os fundamentos técnicos de handebol.
CONTEÚDOS:
-
Limiares aeróbios;
-
Frequência cardíaca;
-
Limiar aeróbio no aquecimento;
-
Empunhadura, Passe acima do ombro, Recepção, Arremesso com apoio, Drible Alto e Drible Baixo.
PROCEDIMENTOS:
- Exposição verbal das atividades práticas e zona aeróbia. Exemplificação dos pontos de aferição da frequência cardíaca (artéria Carótida e Radial) e seus respectivos limiares (tempo 15’);
- Práticas corporais voltadas à ginástica de condicionamento físico como aquecimento. Um circuito de 3 exercícios com tempo total de 3’. O aluno deve ficar 1’ em cada estação do circuito, sendo elas:
I)
Polichinelo; II) Skipping e III) Corrida lateral. Antes do início da
aula e a cada 3’ parar e verificar
frequência cardíaca através dos pontos de aferição
(artéria
Carótida e Radial), cada
aluno individualmente. Fazer 2x todo o processo (tempo
8’);
Exposição
verbal
|
Práticas corporais voltadas à ginástica de condicionamento físico como aquecimento |
Verificação da frequência cardíaca através dos pontos de aferição (artéria Carótida e Radial) |
3. 1ª
Prática
do handebol
– Disputa (em duplas) pela Empunhadura
da bola ao sinal, com Arremesso
com apoio e Dribles
(tempo
15’)
Os
primeiros alunos das respectivas colunas devem disputar a chegada na
bola, que estará em cima do cone, ao escutar o comando (apito). o
aluno que conseguir pegar a bola de handebol, deverá arremessá-la
enquanto o outro aluno deverá interceptá-la sem invadir a área.
4. 2ª
Prática
do handebol
– Passe
acima do ombro, Recepção,
Arremesso
com apoio, Drible Alto e Baixo
em
duplas (tempo
15’).
Formar
4 colunas (A, B, C e D) de alunos. Os primeiros alunos das colunas
das extremidades (A e D) devem lançar a bola de handebol entre si
até a chegada na linha da área, ponto onde devem arremessá-la para
a goleira, enquanto os primeiros alunos das colunas do meio (B e C)
devem interceptá-la. Após esta execução, para
dar sequência ao esquema, deve-se correr, contornando as linhas da
quadra, em direção à coluna paralela ao lado da sua anterior.
RECURSOS
E MATERIAIS UTILIZADOS: 2
bolas de Handebol e 6 cones.
ESPAÇO
FÍSICO UTILIZADO: sala
de aula e quadra da escola.
DURAÇÃO: 55’
AVALIAÇÃO
(durante e ao final da aula):
Observação
com correção simultânea dos pontos de aferição da frequência
cardíaca, Empunhadura,
Passe acima do ombro, Recepção,
Arremesso
com apoio, Drible Alto e Drible Baixo; Autoavaliação
com conversas informais sobre o conhecimento obtido dos limiares aeróbios e fundamentos técnicos do handebol, durante a aula.
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