MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB
1. Área (Licenciatura) e campus: EDUCAÇÃO FÍSICA - UNISINOS
2. Título do subprojeto:
Por uma Educação Física Escolar que incentiva os conhecimentos, as
atitudes e as habilidades nas culturas corporais de movimento: organização,
sistematização e diálogo interdisciplinar em prol do exercício de cidadania com
educação, saúde e lazer.
3. Quantidade de bolsistas (alunos e supervisores):
42 BOLSISTAS
8 SUPERVISORES
3 COORDENADORES DE ÁREA
4. Professores-coordenadores de área:
Nome: CLAUDIO MARQUES MANDARINO
E-mail: mandarino@unisinos.br
Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1313464114593663
Nome: EDNALDO DA SILVA PEREIRA FILHO
E-mail: ednaldo@unisinos.br
Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4035546674329473
Nome: FERNANDO CHAVES
E-mail: chaves@unisinos.br
Link para o Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9605199392682795
5. Nome das escolas e código do Cadastro na DATA ESCOLA BRASIL (esse
número se obtém com a própria escola ou consultando o site
www.dataescolabrasil.inep.gov.br/dataescolabrasil);
1. EEEF PARQUE DO TRABALHADOR - (IDEB- 3,9)
1. EEEF PARQUE DO TRABALHADOR - (IDEB- 3,9)
2. EEEF 25 DE JULHO - (IDEB- 3,7)
3. EEEF EMÍLIO SANDER - (IDEB- 5,0)
4. EMEF JOÃO GOULART - (IDEB- 4,4)
5. EMEF Profa Maria Gusmão Britto - (IDEB- 6,6)
6. EEEF Dr. Mário Sperb - (IDEB- 4,2)
7. EEEM CAIC Madezatti - (IDEB- 4,1)
8. EMEF Olímpio Vianna Albrecht - (IDEB- 4,9)
6. Ações específicas da área:
. 1. Seleção dos bolsistas de iniciação à docência (alunos) do curso de
licenciatura em Educação Física envolvido no Projeto, conforme critérios
estabelecidos no Edital nº. 061/2013 e Portaria 96/2013 da CAPES, referentes ao
PIBID, bem como no Projeto Institucional da UNISINOS como forma de incentivar o
acesso e permanência ao Curso de Licenciatura em Educação Física por se
caracterizar uma importante oportunidade de atuação e formação docente em todos
os níveis de ensino da educação básica;
2. Participação contínua e sistemática no cotidiano escola, a começar por um levantamento de dados sobre a escola, aplicação de entrevistas com direção, equipe pedagógica, professores, funcionários, consulta ao projeto político pedagógico e demais documentos da escola de modo a promover a efetiva inserção das(dos) bolsistas de iniciação à docência nas culturas escolares e contribuir para a constituição de identidades profissionais comprometidas com uma educação de qualidade;
3. Participação na elaboração de instrumentos de avaliação condizentes
com o processo de ensino e aprendizagem em curso e nos conselhos de classe, bem
como em reuniões com familiares dos/as estudantes da escola, de modo a
proporcionar aos bolsistas a apropriação de outras dimensões do trabalho docente
importantes para sua formação e na consecução do projeto pedagógico da escola;
4. Acompanhamento do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula,
por meio de registro em diário de campo, da participação no planejamento,
execução e avaliação das aulas de modo a compreender que a prática profissional
não é mera tarefa rotineira, mas exige a mobilização de saberes disciplinares,
pedagógicos e da experiência, e desta forma, superar a tão cristalizada
dissociação entre teoria e prática;
5. Realização de encontros sistemáticos com professor(a) supervisor(a) e
coordenador(a) de área para análise, discussão, planejamento e avaliação dos
impactos das ações desenvolvidas na escola sobre todos(as) os(as) participantes
do subprojeto, para estimular a co-responsabilização universidade-escola na
formação do(a) licenciando(a) e de favorecer a construção de competências
profissionais alicerçadas em uma postura investigativa;
6. Execução de atividades gmino-recreo-esportivas planejadas em comum
com o professor supervisor, o grupo de bolsistas de cada escola e com o
acompanhamento direto dos professores de Educação Física da escola, a fim de
oportunizar o planejamento participativo e a execução compartilhada de práticas
pedagógicas sistematizadas de caráter inovador, interdisciplinar, significativo
e eficiente de modo a contribuir para a superação dos problemas diagnosticados
nos processos de ensino e aprendizagem dos diferentes níveis de ensino
envolvidos no projeto;
7. Planejamento e execução de oficinas relacionadas às diferentes
culturas corporais de movimento (esportes, jogos, ginásticas, lutas e danças),
como estratégia de organização do conhecimento para oportunizar que os
alunos-bolsistas desenvolvam materiais didáticos diferenciados, planejados a
partir de necessidades específicas dos diferentes níveis de ensino envolvidos
no projeto;
8. Implementação e qualificação do ObsEFI Escolar (Observatório da
Educação Física Escolar), hospedado em
http://observatorioefescolar.blogspot.com.br/ e com link direto ao site de
divulgação do PIBID-Educação Física da UNISINOS, onde fiquem registradas e
socializadas as experiências de trabalho desenvolvidas na área, para ampliar a
inserção e diálogo dos bolsistas do PIBID nas diferentes redes de ensino da
região dos Vales do Sinos, Caí, Taquari e Paranhana;
9. Constituição e implementação de uma rede virtual, sistemática e
integrada entre os diferentes subprojetos da área da Educação Física do PIBID
do Rio Grande do Sul para garantir a troca ampliada e contínua de experiências
entre os bolsistas, supervisores e coordenadores da área e incrementar a
participação permanente nas discussões sobre a proposta pedagógica da Educação
Física na escola; seus limites e potencialidades para organizar e sistematizar
os conhecimentos, as atitudes e habilidades específicas da área e qualificar o
diálogo interdisciplinar;
10. Desenvolvimento de seminários, workshop, debates e outras práticas de formação inicial envolvendo bolsistas de iniciação à docência, professores supervisores das escolas e coordenador da área da Educação Física para subsidiar os trabalhos nas aulas de Educação Física das escolas e contribuir com o planejamento de aulas dos licenciandos junto aos professores das escolas;
11. Promoção de encontros com as escolas participantes para analisar e criar alternativas no âmbito da Educação Física e também interdisciplinar a partir dos dados do IDEB de cada escola, bem como outros indicadores sociais e demandas da comunidade para colaborar na elaboração de propostas pedagógicas que potencializem aprendizagens e ressignifiquem alguns parâmetros de qualidade da educação gaúcha;
12. Apresentação de trabalhos desenvolvidos no âmbito da Educação Física em eventos acadêmicos, culturais e científicos internos e externos à Universidade, bem como em autorias e co-autorias de publicações como atitude zelosa e acadêmica para divulgar e socializar as experiências obtidas e desenvolvidas no PIBID.
7. Níveis de Ensino:
NIVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL
NÍVEL DE ENSINO MÉDIO
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