Nesta terça-feira, dia 24 de março foi
realizada no campus São Leopoldo da Unisinos, uma oficina para orientar os bolsistas e professores do Pibid Educação Física na aplicação dos Testes do PROESP. A oficina foi ministrada pelo Professor Leandro Oliveira que possui graduação em Educação Física pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e mestrado em Ciências do Movimento
Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é
fisiologista - Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e adjunto da Universidade do
Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase
em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia
Aplicada ao Futebol, Escolares, Avaliação física, Cineantropometria.
*Teste de flexibilidade (com
banco de Wells ou sem o banco):
-Os alunos devem estar descalços e pernas estendidas;
-Não pode utilizar movimentos de balanços (insistências).
*Teste de força-resistência abdominal:
-O aluno deve fazer o maior número de abdominais em 1 minuto;
-Deve-se fazer em duplas;
-Penas flexionadas no ângulo de 90°;
-Com os braços cruzados sobre o tórax;
-Segurar nas panturrilhas para que o colega que estará fazendo o exercício não escorregar;
-Os cotovelos deverão encostar nos joelhos ou na coxa, caso contrário não será validada a contagem;
- Deitar até encostar as escápulas no colchonete.
*Teste de força explosiva
de membros inferiores;
-O aluno deve ficar atrás da linha, com os pés paralelos, joelhos semi-flexionados, pode usar os braços para pegar impulso;
-O aluno deverá saltar a maior distância possível;
-Deve-se pular e manter o equilíbrio;
-Deve-se medir a partir do calcanhar que esteja mais atrás;
-O aluno deve saltar ao lado da fita e não em cima. Usa-se uma régua para a marcação.
*Teste de força explosiva de
membros superiores (arremesso do medicineball):
-O aluno senta-se com os joelhos estendidos, as pernas unidas e as costas completamente apoiadas a parede;
-Fazer o arremesso de peito, como o passe de peito do basquete, formando um angulo de 45°;
-A distância do arremesso será registrada a partir do ponto zero até o local em que a bola tocar ao solo pela primeira vez.
*Teste de agilidade:
-Quadrado de 4 metros;
-Utilizar cones para marcar o percurso;
-O aluno deverá tocar com uma das mãos cada um dos cones que demarcam o percurso (menos o ultimo, o aluno deverá passar reto);
*Teste de velocidade de
deslocamento (corrida de 20m);
-O professor deve marcar 22 metros, para evitar a desaceleração do aluno antes de cruzar a linha de 20 metros;
-O professor deve para o cronômetro quando o aluno passar da linha de 20 metros;
-O aluno deve deslocar-se o mais rápido possível em direção a linha de chegada.
*Teste de capacidade
Cardiorrespiratória (6 ou 9 minutos).
-Medir o espaço utilizado;
-O ideal é realizar a prova em quadras de vôlei, basquete, futsal, pois facilita a marcação.
Três lições a serem observadas na escola:
*Uso do Livro Lições do Rio Grande como referencial para as práticas, pois este lhe dará formas de como trabalhar as capacidades físicas nas aulas;
*Descrever como estão sendo realizados os testes nas escolas, e se tem alunos com problemas físicos ou médicos;
*Tema de casa: procurar desenvolver formas com que os alunos possam aprimorar as suas capacidades físicas fora da escola.
Participantes da oficina. |
Professor Leandro exemplificando o Teste de força explosiva de membros inferiores. |
Professor Leandro e professor Ednaldo exemplificando o teste de força-resistência abdominal. |
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