Passadas as avaliações físicas, o grupo do PIBID reuniu-se para decidir sobre a maneira na qual participaríamos do Projeto Copa do Mundo na João Goulart. Decidimos, então, trabalhar o esporte mais popular do país que cada turma já havia sorteado, dando uma importância menor ao futebol e maior aos aspectos culturais de modo geral.
Alunos em pesquisa na sala de informática |
Iniciamos realizando pesquisa no laboratório de informática, onde os alunos deveriam ler sobre as atividades físicas praticadas naquele país, anotando o maior número de informações sobre estas. Depois, a turma falava sobre sua pesquisa e chegavam a um acordo sobre qual esporte, jogo ou atividade estudariam. Realizavam uma votação e a turma escolhia o esporte para que todos fizessem pesquisas posteriores sobre o tema. Combinávamos sobre materiais que seriam necessários e quais atividades fariam, já que nosso tempo para praticar seria de uma ou duas aulas apenas.
Os esportes escolhidos foram muito variados!!
Turma 6A 1 vivenciando beisebol |
A turma 6 A 1 representava o México. Conforme sua pesquisa, o Beisebol é muito praticado no país.
Turma 6A2 e o Corfebol |
A turma 6 A 2 representava a Holanda. Os alunos descobriram na pesquisa, um esporte chamado Corfebol, um jogo semelhante ao basquete, mas a bola não poderia ser tocada no chão (drible), apenas de mão em mão.
Turma 7A2 na atividade de Tênis |
A turma 7 A 2 pesquisou e escolheu o Tênis para representar a Espanha. Raquetes e bolinhas foram emprestadas por um professor de Tênis e conseguimos, de forma bem recreativa, fazer uma vivência do esporte em duplas.
Slackline na turma 8A1 |
A turma 8 A 1 representava a Costa Rica e escolheram atividades ao ar livre. Conversamos com um professor de Slackline e convidamos este para fazer uma aula com as crianças. Ele aceitou e gostou muito de poder divulgar a modalidade na comunidade.
Turma 8S1 no jogo de Tejo |
A turma 8 S 1 representa a Colômbia e descobriram que um jogo de origem argentina é muito praticado no país nos momentos de lazer. Este jogo é conhecido como jogo da bocha achatada, ou Tejo.
O "Snowboard" da turma 8S2 |
A turma 8 S 2 pesquisou sobre um esporte para representar a Rússia. Encontraram muitos esportes de neve e frio. Resolver fazer uma releitura destes, adaptando para nossa realidade. Trouxeram carrinhos de lomba e skates longboard para descer nas rampas de acesso da escola.
O Rugby na turma de acelera |
A turma 8 S 3 pesquisou e optou pelo Hóquei para representar a Bósnia e Herzegovina. Confeccionamos tacos adaptados e jogamos com bolinhas de tênis e as turmas de aceleração de estudo realizaram uma vivência de Rugby, esporte bem difundido na Argentina, país que representam.
Depois das atividades realizadas, nossa equipe já se dedica a reunir todos os dados, imagens e depoimentos para montar a apresentação no dia da feira da Copa do Mundo, dia 10 de junho, na escola.
Pibidianos confeccionando as "Bolas Gigantes" para exposição das atividades vivenciadas |
Pintura das "Bolas Gigantes" |
Além disso, estamos preparando um placar para cada as turmas ficarem responsáveis de atualizar com os resultados dos jogos da Copa do Mundo.
Finalizando, o grupo também está organizando um torneio interséries no dia 14 de junho, na escola, para todas as turmas da área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário