terça-feira, 18 de outubro de 2016

Acampamento Farroupilha Escola Dr. Mário Sperb


Culminância do projeto Danças Gaúchas:

No dia 24 de Setembro ocorreu na Escola Dr. Mário Sperb a festa farroupilha, onde aconteceram diversas apresentações e atividades referentes ao tradicionalismo gaúcho. As turmas montaram seu acampamento, fizeram seu almoço, além de encontrarem-se à caráter. Nesse dia
também ocorreu a culminância do projeto danças gaúchas, na qual o grupo PIBID teve total responsabilidade sobre o desenvolvimento e ensaios das coreografias. 



Vídeo do Acampamento Farroupilha

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

TORNEIO DE VOLEIBOL

Para o encerramento do trimestre e do projeto de voleibol foi realizado um torneio interséries com as turmas do 9º e dos 8ºs anos na quadra da EMEF Castro Alves. O torneio foi organizado pelos bolsistas do PIBID juntamente com a professora supervisora Luciana Rodrigues. Os alunos interessados confirmaram suas participações através do preenchimento e entrega das fichas de inscrições. A partir de então foi organizado o formato do torneio e feito o sorteio para definir os grupos.
Tabela dos jogos.
Participaram deste torneio 7 equipes (2 equipes de cada turma do turno da manhã e 1 equipe da turma do turno da tarde). As campeãs do torneio foram: 1º lugar EQUIPE OLIMPIK-9A1, 2º lugar EQUIPE 1, 2, 3 INDIOZINHOS-8A1 e 3º lugar EQUIPE ATECUBANOS-8A3.

1º lugar -  OLIMPIK

PROJETO DE VOLEIBOL

No primeiro trimestre deste ano o grupo do PIBID da EMEF Castro Alves realizou o PROJETO DE VOLEIBOL com as turmas 8A1, 8A2 e 9A1 do turno da manhã e 8A3 do turno da tarde. A partir da elaboração do cronograma da sequência de fundamentos que seriam ensinados aos alunos, foram elaborados os planos de aula e aplicados nas turmas.


Alunos realizando exercícios de toque.

Adaptação da quadra para que todos alunos participassem da aula.

sábado, 1 de outubro de 2016

Interséries escolar


"Atualmente, o esporte é identificado como um fenômeno social, político, cultural e econômico, estando presente na vida de todas as pessoas, mesmo que elas não percebam. Perante essa assertiva, ele não deve ser negado ou excluído como conteúdo [...] (SANTOS & OLIVEIRA, 2015)."

O PIBID foi convidado para ministrar as interséries da escola nos dias 16 e 17 de setembro, que continha em seu conjunto, voleibol e futsal.
Configuramos o torneio da melhor forma possível, trabalhando com as ferramentas pedagógicas que ensejariam os estudantes a compreender que o esporte não é somente uma competição, é muito mais que isso, o esporte é um dispositivo social, que visa a inclusão da diferença em sua totalidade. E com a participação dos professores e estudantes a nossa proposta se consolidou.


 Jogos voleibol.



Intervenção Futebol “Callejero”


No mês de julho decidimos iniciar o futebol “Callejero”, conhecido como o futebol de rua, juntamente com o “Atletismo”, pois buscamos integralizar os momentos de interação e cooperação e o companheirismo como sua principal meta. Iniciamos como sua principal meta. Iniciamos as atividades com duas turmas do ensino médio da escola, onde explicamos o propósito do futebol de rua e o porquê ele se faz tão importante diante da nossa conjuntura social atual. Está sendo uma experiência incrível, de muitos aprendizados, tanto para nós Pibidianos, quanto para os educandos.

[...] a cooperação é fruto da coordenação de esforços de uns com os esforços de outros no alcance de metas comuns, a qual é favorecida em situações estruturadas de forma cooperativa (JOHNSON & JOHNSON APUD PALMIERI, 2015).


 Roda de construção de ideias e explicação sobre o Futebol Callejero.

 Aquecimento dirigido pelos Pibidianos para a prática na intervenção.




"Ocupação com intervenções na escola 25 Julho"

"Ocupar a escola politicamente se faz com a reivindicação direta pela educação pública como direito de todos. Ou seja, que a escola exista. Principalmente no campo, onde é sensível sua ausência." (MARTINS, 2009)

Diante da realidade ainda vigente nas escolas públicas estaduais, o PIBID de Educação Física se disponibilizou a trabalhar com os estudantes que estão envolvidos no movimento de ocupação da escola, com o objetivo de trabalhar o atletismo como prática de inserção dos discentes nas intervenções que planejamos para o trimestre. Trabalhamos com um grupo de alunos heterogêneo - várias faixas etárias - e com isso, notamos que a prática do atletismo na escola seria um campo fértil de trabalho ao longo do ano.



Educandos da ocupação participando da oficina/ intervenção de "Atletismo"

Intervenções Artísticas - SARAU

"A função da arte é criar aspectos e perceptos." (DELEUZE & GUATARI, 1992)

Sarau como produção de vida dentro da escola, onde trabalhamos da arte e expressões corporais, por meio do dispositivo artístico. Foram realizados duas intervenções em duas turmas do ensino médio, com objetivo de problematizar as relações que a Educação Física escolar tem com a arte.

Importante ressaltar que os resultados obtidos nesse projeto de intervenção, motivou os estudantes a realizarem dois eventos posteriormente, com a proposta de levar a arte para dentro da escola e, convidar os colegas para apresentarem o seu talento em  cima do palco.

Educandos concentrados na oficina "Sarau"