sábado, 17 de dezembro de 2016
CULMINÂNCIA DOS PROJETOS COM O TURNO DA NOITE! E.E.E.M. EMÍLIO SANDER
Foram feitas quatro estações de atividades no dia 12/12, tentando abordar várias atividades desenvolvidas durante o ano de 2016.
Foram desenvolvidas nas estações, Capoeira, Boliche, Lutas, e Jogos de oposição!
Projeto de Hóquei! E.E.E.M. EMÍLIO SANDER
Projeto de Hóquei para as turmas do EJA e do Ensino Médio Noturno!
Início em 10/10;
Culminância em 07/11.
Encerramento do Projeto de Lutas com o Noturno! E.E.E.M. EMÍLIO SANDER
Encerramento do Projeto de Lutas no dia 12/09, com a Oficina de TAEKWOND!
Com a participação da Professora Deise, e seus colegas!Projeto de Lutas, E.E.E.M. EMÍLIO SANDER
Dando continuidade ao nosso Projeto de Lutas, no dia 05/09 foi ministrada a Oficina de Karatê!
Com a participação do mestre Bandovel, e dos seus alunos Tiago e Katheleen.
Culminância Rugby!
No dia 05 de dezembro de 2016 a escola Dr. Mário Sperb levou as turmas que trabalharam o "Tag rugby" na escola para uma culminância de rugby no campos da Unisinos. Foi realizado várias atividades relacionadas ao esporte, além do esporte. O bolsista Derick foi responsável pelo desenvolvimento dessas atividades com o auxilio da bolsista Alana e supervisor Ademir.
Confraternização PIBID Escola Dr. Mário Sperb
No dia 02 de dezembro de 2016, ocorreu a confraternização da Escola Dr. Mário Sperb. O grupo foi até o Morro das Cabras em Sapucaia do Sul e realizou uma manhã de aventuras com o rapel.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
Culminância da EMEF Castro Alves
A culminância do projeto FUTEBOL E SUAS VARIAÇÕES foi realizada na escola com a formação de 4 estações:
- Pebolim / Fla-flu;
- Jogo de botão ;
- Jogo de vídeo game PS4 (PlayStation 4) FIFA 17;
- Jogo de futsal.
Os alunos foram divididos em pequenos grupos fazendo com que todos tivessem a oportunidade de passar por todas as estações realizando todas as atividades propostas.
- Pebolim / Fla-flu;
- Jogo de botão ;
- Jogo de vídeo game PS4 (PlayStation 4) FIFA 17;
- Jogo de futsal.
Os alunos foram divididos em pequenos grupos fazendo com que todos tivessem a oportunidade de passar por todas as estações realizando todas as atividades propostas.
Turmas 8A2 , 9A1 (manhã) e 6A4 (tarde). PEBOLIM. |
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Culminâncias Caic
A
equipe do Caic Madezatti realizou dois eventos culminantes no ano. O primeiro
relacionado ao projeto de Rugby que consistiu em uma exposição fotográfica com audiodescrição, além de uma roda de conversa sobre os valores éticos e morais
que permeiam o Rugby.
Exposição dos registros das práticas. |
Passagem de vídeo. |
Troca de experiências. |
sábado, 10 de dezembro de 2016
Novembro no Weibert...
O mês de novembro foi repleto de atividades variadas, para preenchermos corretamente o tempo do nosso planejamento realizamos atividades simultâneas. Capoeira, testes do PROESP e mini vôlei foram as atividades trabalhadas. Na capoeira damos seguimento aos movimentos já ensinados anteriormente. Já os testes do PROESP foram retomados para que pudéssemos comparar com o o início do ano. O mini vôlei teve sua finalização com a prática de jogos.
Bolsista Jonata orientando aluna do 6º ano no teste de flexibilidade.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
" Caravana do conhecimento"
No dia 26 de novembro de 2016, ocorreu mais uma caravana do conhecimento ofertada pelo subprojeto PIBID na Escola Meno Dhein. A Educação Física foi representada através da Escola Dr. Mário Sperb com a presença do professor Ademir Rech e bolsista Jéssica Winckelmann Winck. Foi proporcionado aos alunos uma manhã nas alturas com a oficina de rapel e slackline, realizada nas dependências da escola.
Oficina de rapel |
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Dinâmicas do Deficiente Visual
As dinâmicas do deficiente visual tiveram como objetivo motivar a confiança em equipe. Pudemos desenvolver outros sentidos trabalhando com essas dinâmicas, e também melhorar a relação pessoal entre os alunos que participaram das atividades. Os alunos vivenciaram novas sensações por meio destas atividades lúdicas, que mostraram e estimularam a importância de se colocar no lugar do outro. De olhos vendados tiveram a possibilidade de aprender sobre a realidade das pessoas com Deficiência Visual (D. V.).
Em duplas, um aluno estará com os olhos vendados e será guiado pelo outro, que deve estar sem venda, depois o papel se inverte. Turma 8A2 (manhã). |
Turma 8A2 (manhã). |
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Participação no 3º Festival de Dança IEPT
A Escola Dr. Mário Sperb se fez presente no 3º Festival de Dança do Instituto Estadual Parque do Trabalhador que ocorreu no dia 12 de novembro de 2016, juntamente com a "Festa dos Povos". Levando duas coreografias gaúchas: Pau-de-fitas e xote carreirinho.
Os grupos foram para competir a uma premiação e conseguiram conquistar o segundo lugar com a coreografia do "xote carreirinho". Mas a maior vitória dessa competição foi a superação do grupo que apresentou a coreografia "pau-de-fita", que errou a coreografia em sua apresentação nível competição. Mas não se deixou abalar e pediu aos organizadores que pudessem reapresentá-la como fechamento do festival; mostrando que sabiam fazer o correto independente de premiação.
Tchê Sperb com seus certificados de participação. |
Apresentação da coreografia pau-de-fita. |
ESPORTES E JOGOS
O terceiro trimestre da Escola Dr. Mário Sperb foi de esportes e jogos
Iniciamos com o ”Badminton”, porque os alunos já haviam trabalhado em outros momentos esse esporte de forma lúdica. Então acreditamos que seria importante trazê-lo novamente de forma esportiva, com marcações de quadra, rede e regras. Assim montamos esse projeto de quadra adaptada para a atividade.
Dentro dos esportes seguimos com o Vôlei que adaptamos para o“vôlei sentado”, que foi realizado como jogo. O objetivo foi mostrar aos alunos as dificuldades dos atletas paraolímpicos; além de poder trabalhar a inclusão com esse trabalho. Para o desenvolvimento dessa atividade montamos o tatame para poder ser jogado de forma confortável e eficaz.
Realizar essa atividade foi muito gratificante, os alunos entenderam o objetivo e gostaram da atividade. O aluno especial ficou muito satisfeito em poder participar de uma atividade; que como ele disse: “Esse jogo eu consigo jogar”.
Também iniciamos o esporte Rugby com as turmas onde foi apresentado através de PowerPoint e vídeos; a história, regras e curiosidades sobre o esporte. Após essa
apresentação os alunos foram levados ao pátio da escola para uma explicação prática sobre os passes e lances do Rugby. Foi realizado com a turma jogos de agilidade, para que eles pudessem compreender a forma que é desenvolvido os passes no Rugby. O Rugby está sendo trabalhado através do “Tag rugby” que é uma forma adaptada do esporte, uma iniciação ao esporte de forma simples e segura para ser trabalhada na escola.
Apresentação através de PowerPoint e vídeos. |
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
"Caravana do conhecimento"
No dia 28 de outubro de 2016, ocorreu mais uma caravana do conhecimento promovida pelo subprojeto PIBID no Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer. A disciplina de Educação Física foi representada pela Escola Dr. Mário Sperb com a presença do professor Ademir Rech e bolsista Leonardo Aires. Foi proporcionado através de uma oficina vivência de slackline.
Representando a Educação Física professor Ademir e bolsista Leonardo. |
Grupo PIBID envolvido na promoção da "Caravana do conhecimento". |
terça-feira, 15 de novembro de 2016
Atividades da Semana Farroupilha: BOCHA e FUNDA
ESPORTES E JOGOS TRADICIONALISTAS
Em homenagem à Semana Farroupilha desse ano, os alunos da EMEF Castro Alves confeccionaram cartazes com a pesquisa sobre OS ESPORTES E JOGOS TRADICIONALISTAS (origem, local de competição, materiais utilizados e pontuação) que foram expostos no mural da escola.
Foram pesquisados os seguintes jogos: TETARFE (tejo + tava + argola + ferradura), solo, jogo do osso (tava), argola, tava, bolão, bocha 48, bocha campeira, futebol 7, truco cego, truco de amostra e canastra.
Exposição dos cartazes no mural da escola |
3º Festival de Dança IEPT
No dia 12 de novembro ocorreu o 3º Festival de Dança do Instituto Estadual Parque do Trabalhador juntamente com a "Festa dos Povos", organizada pela prefeitura municipal de São Leopoldo/RS, nas dependências do Parque.
Em
2016, o festival também foi aberto para outras Escolas, para que pudessem
trazer os seus alunos e, assim, incentivar mais esta cultura de movimento que
faz parte do currículo da Educação Física.
Participaram 4 escolas, sendo estas duas de São Leopoldo
(Parque do Trabalhador e Mário Sperb), uma escola de Novo Hamburgo (EMEF
Ana Néri) e uma escola de São Sebastião do Caí (Centro Integrado
Navegantes).
O festival contou com os jurados Michele Rolin (professora
supervisora do PIBID da escola Irmão Weibert), Silvia Bauler (Professora da graduação em Educação
Física da Unisinos) e o Jornalista Valdir Grana. O festival contou com
premiações para bailarinos, coreógrafos e os três melhores grupos. Porém, a
premiação não é o único objetivo e sim, motivar mais alunos a participar e se
interessar pela dança e mostrar seus talentos e se apresentar para seus
familiares e Comunidade.
As bolsistas do Pibid da Educação Física juntamente com a supervisora, deram inicio aos trabalhos apresentando uma coreografia que envolveu vários estilos musicais. Após, iniciaram as apresentações.
Aproveitamos para agradecer as escolas Mário Sperb, EMEF Ana Néri e Centro Integrado Navegantes por participarem e abrilhantarem ainda mais o nosso Festival. Nosso muito obrigada!
Jurados do 3º Festival de Dança. |
Grupo de alunos do 2º ano realizando sua apresentação. |
Premiações do evento. |
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
Capoeira
Nesta semana já entramos no clima do mês da Consciência Negra. Praticamos com os alunos vivências da capoeira. Com os 5º e 6º ano, nada mais é do que um resgate ao ano passado, pois já havíamos trabalhados com eles essa vivência corporal que se ramifica em três eixos: dança, jogo e luta. Primeiramente, em sala de aula, introduzimos com a história, origens e objetivos da capoeira, pois para muitos alunos ela é desconhecida.
Alunos do 5º ano praticando a ginga.
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
Projeto Dança
No mês de Outubro iniciamos o Projeto Dança no Instituto Parque do trabalhador.
A Bolsista Bianca realizou aulas de Ginástica coreografada com os alunos do Ensino Médio. As bolsistas do Pibid estão ensaiando coreografias com os alunos do Ensino fundamental e Médio, pois os mesmos se apresentarão no 3- Festival de Dança IEPT.
Além disso, a bolsista Magda disponibilizou para os alunos o Xbox Kneckt Just Dance 2016, onde o alunos puderam dançar e se divertir num dia chuvoso.
Alunas (os) participando das aulas de ginástica coreografada. |
Alunas (os) dançando. |
Aula com o Kneckt Just Dance. |
Projeto vôlei
No mês de outubro iniciamos o projeto vôlei na escola Instituto Parque do Trabalhador. Realizamos treinamento dos fundamentos do vôlei, como: toque, manchete, saque, bloqueio. Além disso realizamos jogos de meia quadra, jogos em duplas e quartetos, circuitos funcionais envolvendo os fundamentos do vôlei, vôlei lençol e o jogo de vôlei cego.
Partida de vôlei com a turma 101. |
Alunos jogando vôlei. |
Professora realizando circuito funcional com aluno. |
terça-feira, 8 de novembro de 2016
Culminância do Projeto de Basquete
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Mini Vôlei
Esse último trimestre na escola terá o voleibol (adaptado) como principal esporte a ser trabalhado. A algumas aulas já iniciamos com os fundamentos (toque, manchete e saque), para posteriormente aplicarmos o jogo. Esse esporte na escola está sendo o mais difícil de aplicar, pois sem o fundamento de domínio, diferente do handebol e futebol, por exemplo, os alunos acabam levando mais tempo para se habituar com o manejo da bola. Está sendo bem aceito pelos alunos a prática esportiva, estão ansiosos por jogar por mais tempo nas aulas. Como é adaptado, não utilizamos a rede convencional, aplicamos um barbante e fazemos pequenas quadras para que todos aluno joguem simultaneamente, com vários times, dependendo do número de presentes nas aulas.
Treino de toque.
sábado, 5 de novembro de 2016
Culminância do Projeto Olimpíadas
A culminância do PROJETO OLIMPÍADAS (segundo trimestre) ocorreu na Feira Multidisciplinar da EMEF Castro Alves com a exposição dos cartazes, a partir da elaboração da pesquisa em grupos sobre os esportes olímpicos, que também foram apresentados em sala de aula.
Alunos da turma 6A3 (manhã) dando início a pesquisa sobre os esportes olímpicos na sala de informática |
Após a divisão dos grupos e o sorteio dos esportes olímpicos, os alunos pesquisaram a origem do esporte, local de realização de prova, materiais e equipamentos utilizados e a pontuação.
BOXE: turma 6A1 (manhã) |
Assinar:
Postagens (Atom)