quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Realizadas as primeiras etapas da oficina de Rugby


A equipe de bolsistas da Escola João Goulart preparou um projeto para desenvolver o Rugby dentro de uma perspectiva escolar, competitiva, porém, mais lúdica com turmas das séries finais do ensino fundamental. Para este projeto, contou com o apoio do colega de curso e atleta do esporte, Raôni  Poeta, que se prontificou a não só explicar a modalidade, mas também oferecer aulas de iniciação a todos bolsistas e professores  que tivessem interesse no assunto.
Sendo assim, encontros vem sendo realizados para essa finalidade. No último encontro, contamos com a colaboração da professora do PEI e  bolsista Bruna Rosa, que prontamente trouxe seus alunos para participar de uma aula de iniciação lúdica ao Rugby.


Os alunos aprenderam e praticaram algumas técnicas básicas, como receber e passar a bola, em quais direções fazer o passe, como se deslocar, etc. Muito legal ver a dedicação de todos os professores envolvidos nas atividades...
Dando sequencia às atividades, os pibidianos Rubem, Khryzalis e Cláudio iniciaram as atividades práticas com as oitavas séries da João Goulart.

As atividades proporcionaram aos alunos vivenciarem de forma recreativa etapas do aprendizado do Rugby, desenvolvendo passes com e sem deslocamento.





Além disso, tiveram a oportunidade de explorar um material diferente, a bola do jogo.

Nas próximas aulas, o nível de dificuldade tende a aumentar... a galera é boa pra caramba, vão tirar de letra!!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Oficina de Dança

Na última segunda-feria (16/09/2013) iniciou na escola Emílio Sander as oficinas de dança, nos turnos manhã e tarde. Os alunos, no qual, haviam se inscrito tiveram a oportunidade de vivenciar algo que para muitos era novo que é a dança, mais especificamente dança de rua. A aula foi gerenciada pela professora da ONG Canta Brasil Patrícia que tem formação em ballet clássico e jazz. A oficina foi divida em três momentos, entre eles: o primeiro que era uma roda inicial onde nos Pibidianos conversamos um pouco com eles e em seguida a professora Patricia se apresentou a eles disse da onde vinha e como seria o seu trabalho com eles. No segundo momento: foi onde iniciou-se a dança primeiramente eles aqueceram ( alongando), depois foi passado alguns passos básicos de dança, mas de uma forma mais lúdica, onde os alunos foram conseguindo se soltar aos poucos. No terceiro momento: que foi a roda final onde cada aluno teve que dizer em uma palavra o que se resumia aquela aula para eles. Nas falas dos alunos todos demosntraram ter gostado da aula e já estão empolgados para os próximos encontros.
.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PREPARA!

A partir da próxima segunda-feira (16/09/2013) a Escola Emílio Sander dará inicio as oficinas de dança de rua, no qual terá como objetivo formar os alunos para serem monitores de dança . Será feita 90 horas oficinas, após o termino destas oficinas os alunos ganharão certificados.

Projeto de Taekwondo na Escola 25 de Julho

Mestre Jarbaz (de azul) e seus alunos.
     No sábado, dia 22 de Junho, foi realizada no Colégio Estadual 25 de Julho uma oficina de lutas. Esse sábado letivo apareceu como uma grande oportunidade de apresentar para os alunos uma das cinco culturas de movimento humano que eles tem pouco ou nenhum contato na escola. A oficina contou com a participação do Mestre Jarbaz, além de instrutores e alunos de sua academia, localizada na cidade de Sapucaia do Sul/RS.
     Em um primeiro momento os bolsistas do Pibid comentaram com os alunos a intenção de estar realizando uma oficina com essa temática e contextualizaram a cultura de movimento das lutas no universo da Educação Física. Logo depois a palavra foi passada a um dos instrutores convidados, o Vitor, ele então contou um pouco da história dessa arte marcial e de suas transformações ao longo do tempo.

Alunos realizando educativos com esponjas.
     Depois de aprender um pouco sobre o taekwondo os alunos do Colégio Estadual 25 de Julho foram convidados a vivenciar um pouco da modalidade com alguns exercícios trazidos pelo faixa preta Vitor.
     Além da exposição teórica e da vivência prática, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a apresentações de poomse (conjunto de movimentos típicos da arte marcial pré-estabelecidos, representando uma luta contra um oponente imaginário) de faixas pretas no taekwondo e apresentações de quebramentos de madeiras.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pibidianos da escola Emílio Sander se reunem novamente com ONG Canta Brasil para a iniciação da oficina de dança

No dia 31/08/2013 todos os pibidianos junto com sua supervisora, foram a Canoas/RS para se reunir com a ONG Canta Brasil e ter a primeira aula de dança, onde tiveram algumas ténicas básicas de dança e como saber dar uma aula a respeito. Os pibidianos tiveram uma aula junto com os alunos da ong.

SEMANA DO FOLCLORE

Alunos da Escola Emílio Sander dão a volta ao mundo. Uma viagem a diversos países sem sair do lugar, mas com uma bagagem cheia de conhecimento foi o que ficou da semana do Foclore da escola Emílio Sander. Depois de cerca de um mês de pesquisas e muito estudo, estudantes de todas as turmas da escola, da educação infantil a EJA ( Educação de joves e adultos), apresentaram, bricadeiras, hábitos, dados geográficos, músicas, idioma, culinária e a histórias dos países. O projeto desafiador, que uniu a comunidade escolar, envolvendo alunos, familiares, professores e demais funcionários, propôs conhecer mais sobre países que de alguma forma influenciaram na cultura brasileira.